sábado, 20 de abril de 2013

Karl Marx


Mais-valia

Ao ser contratado um trabalhador de fábrica VENDE, por exemplo, oito horas de seu dia a um determinado empresário. Em quatro ou cinco horas diárias de trabalho, o contratado produz o correspondente ao seu salário, e as horas restantes do período trabalhado são apropriadas pelo capitalista. Isto é, o trabalhador produz um VALOR A MAIS do que deveria pelo salário que recebe. Tal valor corresponde à MAIS-VALIA, ou seja, o lucro do sistema apropriado pelo capitalista.
Exemplo:
Para Karl marx, no modo de produção capitalista “ ninguém paga mais do que o socialmente realizado”.

O fetichismo da mercadoria

Marx afirma que a alienação provem da vida econômica.
O trabalhador não reconhece naquilo que contribuiu para produzir, e a mercadoria agrega valor próprio, subestimando o trabalho que a gerou e engrandecendo-se.
O fetichismo da mercadoria: como se a mercadoria ganhasse valor humano e o homem, em detrimento do produto, se desumanizasse (coisificação humana).
As ideologias, ditam oque os membros de uma sociedade devem pensar, agir e sentir, assegurando a coesão e impedindo ao trabalhador a visualização de um outro cenário possível. Pior a Ideologia faz com que o explorado atribua a si mesmo a “ culpa” por sua condição, impedindo-lhe a plena consciência.

Clássicos da Sociologia: Karl Marx



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. volte sempre! ;)