Questões


1. O saber filosófico propicia, não só um enriquecimento intelectual, mas, pela aprofundada aquisição do senso crítico, desenvolve a capacidade de entender as mais variadas situações vividas na realidade contemporânea e conduz a pessoa a se posicionar de forma coerente e consequente.

Assinale a alternativa CORRETA, que contempla a decisão tomada        com base no senso crítico.

a) Viver em sociedade com a pluralidade das diferenças requer que estejamos atentos às afirmações feitas, às circunstâncias vividas, às normas, e, por meio de um diálogo investigativo, estar em busca das verdades, às vezes encoberta.
b) A manifestação das ideias, as informações recebidas via meios de comunicação, os fatos que acontecem são assinalados como aquilo que naturalmente ocorre sem que haja dubiedade.
c) Na construção e amadurecimento do ser-pessoa, a real compreensão da realidade, a problematização dos aconteceres, o direcionamento consciente do agir, nem sempre estão presentes.
d) Nos mais diversos contextos em que vivemos os valores neles presentes e as normas sociais estabelecidas são suficientes para o nosso agir ponderado, sempre reflexivo-crítico.
e) O imenso corpo de informações acumuladas e compartilháveis que possuímos sobre o mundo tem-nos sido transmitido por outrem e de todas essas informações temos certeza.


2.(UEL) Analise as afirmativas a seguir.

I. “É preciso bombardear o Afeganistão com minissaias para perverter os muçulmanos.” (Michel Houellebecq, escritor francês)

II. “É preciso criar estratégias de desenvolvimento para as nações que hoje enfrentam a pobreza. De certa maneira, o terrorismo é uma reação contra a miséria.” (Joseph Stiglitz, norte-americano, Prêmio Nobel de Economia 2001)

III. “Devemos estar conscientes da superioridade da civilização ocidental. A civilização islâmica está estagnada há 1400 anos.” (Silvio Berlusconi, Primeiro-Ministro italiano)

IV. “Não se trata de um choque de civilizações nem de religiões, mas, antes, de um antagonismo fundamental. (...) A América pode ser o epicentro da globalização, mas não sua encarnação, assim como o Islã não é a encarnação do terrorismo.” (Jean Baudrillard, filósofo francês)

Quais afirmativas expressam concepções etnocêntricas acerca do conflito?
a) I e III
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

3.(UFUB) Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar que:
I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.
II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive.
Assinale a alternativa correta:
a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.


4.(UEL – 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)

Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:

a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
c) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.

5.(UEL – 2006) “A indústria cultural vende Cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, fazê-lo ter informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele sabe, já viu, já fez. A ‘média’ é o senso-comum cristalizado que a indústria cultural devolve com cara de coisa nova [...]. Dessa maneira, um conjunto de programas e publicações que poderiam ter verdadeiro significado cultural tornam-se o contrário da Cultura e de sua democratização, pois se dirigem a um público transformado em massa inculta, infantil, desinformada e passiva”. (CHAUÍ, Marilena. Filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000. p. 330-333.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre meios de comunicação e indústria cultural, considere as afirmativas a seguir.
I. Por terem massificado seu público por meio da indústria cultural, os meios de comunicação vendem produtos homogeneizados.
II. Os meios de comunicação vendem produtos culturais destituídos de matizes ideológicos e políticos.
III. No contexto da indústria cultural, por meio de processos de alienação de seu público, os meios de comunicação recriam o senso comum enquanto novidade.
IV. Os produtos culturais com efetiva capacidade de democratização da cultura perdem sua força em função do poder da indústria cultural na sociedade atual.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.









Gabarito
1
A
2
A
3
C
4
A
5
B



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