1. O saber filosófico propicia, não só um
enriquecimento intelectual, mas, pela aprofundada aquisição do senso crítico,
desenvolve a capacidade de entender as mais variadas situações vividas na
realidade contemporânea e conduz a pessoa a se posicionar de forma coerente e
consequente.
Assinale
a alternativa CORRETA, que contempla a decisão tomada com base no senso crítico.
a) Viver em sociedade com a pluralidade das
diferenças requer que estejamos atentos às afirmações feitas, às circunstâncias
vividas, às normas, e, por meio de um diálogo investigativo, estar em busca das
verdades, às vezes encoberta.
b) A manifestação das ideias, as
informações recebidas via meios de comunicação, os fatos que acontecem são
assinalados como aquilo que naturalmente ocorre sem que haja dubiedade.
c) Na construção e amadurecimento do
ser-pessoa, a real compreensão da realidade, a problematização dos aconteceres,
o direcionamento consciente do agir, nem sempre estão presentes.
d) Nos mais diversos contextos em que vivemos
os valores neles presentes e as normas sociais estabelecidas são suficientes
para o nosso agir ponderado, sempre reflexivo-crítico.
e) O imenso corpo de informações acumuladas
e compartilháveis que possuímos sobre o mundo tem-nos sido transmitido por
outrem e de todas essas informações temos certeza.
2.(UEL) Analise as
afirmativas a seguir.
I. “É preciso bombardear o Afeganistão com
minissaias para perverter os muçulmanos.” (Michel Houellebecq, escritor
francês)
II. “É preciso criar estratégias de desenvolvimento
para as nações que hoje enfrentam a pobreza. De certa maneira, o terrorismo é
uma reação contra a miséria.” (Joseph Stiglitz, norte-americano, Prêmio Nobel
de Economia 2001)
III. “Devemos estar conscientes da superioridade da
civilização ocidental. A civilização islâmica está estagnada há 1400 anos.”
(Silvio Berlusconi, Primeiro-Ministro italiano)
IV. “Não se trata de um choque de civilizações nem
de religiões, mas, antes, de um antagonismo fundamental. (...) A América pode
ser o epicentro da globalização, mas não sua encarnação, assim como o Islã não
é a encarnação do terrorismo.” (Jean Baudrillard, filósofo francês)
Quais
afirmativas expressam concepções etnocêntricas acerca do conflito?
a) I e III
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
3.(UFUB) Quanto ao conceito de indústria cultural,
é correto afirmar que:
I – A indústria cultural produz bens culturais como
mercadorias.
II – O objetivo da indústria cultural é estimular a
capacidade crítica dos indivíduos.
III – A indústria cultural cria a ilusão de
felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do
trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em
que vive.
Assinale a
alternativa correta:
a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.
4.(UEL – 2003) O etnocentrismo pode ser definido
como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar
sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria
cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas
cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que
exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo,
preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas
formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre:
Editora Globo, 1970. p. 125.)
Com base no
texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso
revela uma atitude etnocêntrica:
a) A existência de culturas subdesenvolvidas
relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes
que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
c) Os critérios de julgamento das culturas
diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da
lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
d) As culturas podem conviver de forma democrática,
dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as
mesmas.
e) O encontro entre diferentes culturas propicia a
humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes
visões de mundo.
5.(UEL – 2006) “A indústria cultural vende
Cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e
agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, fazê-lo ter
informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o
que ele sabe, já viu, já fez. A ‘média’ é o senso-comum cristalizado que a
indústria cultural devolve com cara de coisa nova [...]. Dessa maneira, um
conjunto de programas e publicações que poderiam ter verdadeiro significado
cultural tornam-se o contrário da Cultura e de sua democratização, pois se
dirigem a um público transformado em massa inculta, infantil, desinformada e
passiva”. (CHAUÍ, Marilena. Filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000. p.
330-333.) Com base no texto e nos
conhecimentos sobre meios de comunicação e indústria cultural, considere as
afirmativas a seguir.
I. Por terem massificado seu público por meio da
indústria cultural, os meios de comunicação vendem produtos homogeneizados.
II. Os meios de comunicação vendem produtos
culturais destituídos de matizes ideológicos e políticos.
III. No contexto da indústria cultural, por meio de
processos de alienação de seu público, os meios de comunicação recriam o senso
comum enquanto novidade.
IV. Os produtos culturais com efetiva capacidade de
democratização da cultura perdem sua força em função do poder da indústria
cultural na sociedade atual.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
Gabarito
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1
|
A
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2
|
A
|
3
|
C
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4
|
A
|
5
|
B
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